sábado, 23 de fevereiro de 2013

magnolia




Sempre achei que saber e gostar de plantas era coisa de 'belhinho'... o passar dos anos veio reforçar essa minha convicção. A caminhar para os 40, dou por mim a reparar (e a apreciar) cada vez mais tudo quanto é planta que me rodeia (plantas de exterior, entenda-se, pois dentro de casa continuo sem conseguir fazer sobreviver um simples cacto... lá chegarei, há que ter esperança).

Nos últimos tempos foram plantadas centenas de magnólias por estas bandas. Ruas despidas e suburbanas viram-se subitamente salpicadas por um manto verde que as transformou profundamente.

As magnólias estão agora em flor. Rosas, lilases ou brancas... lindas, a rasgar o ambiente frio e cinzento das manhãs de Fevereiro.

"Mãe, estas também já estão com flores!!"

"São bonitas não são?"

"São, mas vão cair. É pena não é?"

"É, mas depois vêm as folhinhas verdes."

"E as folhinhas depois ficam amarelas e caem... pena não é?"

"É, por isso vamos aproveitar o momento em que ainda estão lá em cima. Vão cair, é certo, mas nascerão outras."

"Era mais giro se as flores nunca caíssem..."

"Não era não. Deixavam de reparar nelas."

Não ficaram muito convencidos. Um dia, vão certamente perceber que a magia das árvores está neste ciclo interminável e talvez recordem com nostalgia as magnólias da sua infância. A mesma nostalgia com que recordo os plátanos da Praça Velásquez que se vestiam e despiam de cor com as estações do ano...

Sr. Presidente, como natural e residente da sua Junta de Freguesia, só tenho a agradecer-lhe esta ideia.  Nunca vi as nossas ruas tão bonitas. Não duvido que haja por aí um hortofloricultor (amigo do major) a ganhar rios de euros mas antes ele do que um artista de segunda especializado em esculturas para rotundas.

Sem comentários:

Enviar um comentário