quinta-feira, 8 de agosto de 2013

"trick or treat?"



O Tiago não gosta de chocolate. Não gosta de bolachas com creme. Não gosta de gelados. Não gosta de rebuçados. Não gosta de mousse. Não gosta de pudim. Não gosta de leite-creme. Não gosta de pizza. Não gosta de ketchup. Não gosta de sumos.

Salvo algumas, pouquíssimas, excepções (assim de repente só me lembro de McNuggets, batatas fritas, e, como ele diz, 'guarshmallows') o meu filho do meio não gosta de nada que seja considerado pouco saudável. Um copinho de leite simples (nem muito frio, nem muito quente) e um pão branquinho são o suficiente para que fique satisfeito.

Eu não tenho nada a apontar, muito pelo contrário, mas ele incomoda-se com o facto de não ter vontade de comer aquilo que é, à partida, suposto todas as crianças gostarem.

Dou por mim, com alguma frequência, nas idas ao supermercado, a tentar convencê-lo a provar guloseimas.

“Ti, já viste estas gomas aqui? És capaz de gostar…”

“Acho que não, mãe.”

“A Té góta!”

“Eu sei que 'a Té gosta' mas tu já tens aí os teus Kinder. Estou a falar com o Tiago. Olha aquelas em forma de ossinhos! São branquinhas...”

“Têm açúcar por fora, mãe. Bem, posso sempre lavá-las. Lisinhas e 'secadinhas' talvez fiquem boas.”

“Talvez não, filho. Vamos procurar outras.”

O resultado é sempre o mesmo. Um pacote dos marshmallows de sempre para o Ti, a Té e o Tommy agarrados a um variado conjunto de chupa-chupas, gomas e chocolates e alguém a olhar de lado para mim como a anormal que está a incentivar as crianças a comer porcarias.

Este verão, no Algarve, o Tiago descobriu que gosta de tostas mistas. Para quem, num café, nunca conseguiu pedir mais do que um triângulo de fiambre foi uma vitória.

Há dias, em casa da avó, anunciou que podia lanchar uma tosta mista. Com a salvaguarda de ser bem temporada (sim, porque o rapaz é complicado).

“Temperada?”

“Não, avó. Tem-po-ra-da. Bem temporada.”

“E o que é uma tosta mista bem temporada?”

“É uma tosta mista como eu gosto. Nem tempo a mais, nem tempo a menos.”

Lógico, não é? Eu temporo, tu temporas, ele tempora. Temporamos a tosta mista para que se vejam os 'risquinhos' mas não queime em demasia.

Acho que vou continuar a pedir triângulos de fiambre.


Sem comentários:

Enviar um comentário