terça-feira, 24 de dezembro de 2013

getting ready for christmas



Véspera de Natal. Duas da tarde e estamos prontos para arrancar para a Figueira. Sinto-me como se já fossem oito da noite. Já fui a Vila do Conde debaixo de um dos maiores temporais de que tenho memória, já passei em casa dos meus pais, já embrulhei os últimos presentes,  já fui à Fnac (ir à Fnac num 24 de Dezembro tira alguns anos de vida ao mais paciente dos mortais... eu, que de paciente e equilibrada tenho pouco, perdi no mínimo uma década), já fiz a mala, já preparei as crianças, já consegui encaixar os presentes no carro, já pus água e comida à gata, já dei de comer aos peixes, já desliguei luzes, televisões e aquecimento. O André não vai acreditar quando chegar da fábrica e perceber que podemos partir imediatamente.

Os meninos estão histéricos. Não vêem a hora de sair porta fora. Fosse Natal todos os dias e chegávamos sempre a tempo ao Colégio.

"Está tudo preparado?"
"O pai demora muito?"
"Já só faltam dez horas para abrir os presentes!"

A vibração é tanta que até a mala parece tremer. Não parece, está mesmo a tremer. Mau... ando nervosa mas não ao ponto de começar a ver objectos a mexer. Aproximo-me lentamente. Sinto um leve batido... bate leve, levemente como quem chama por mim... será chuva, será gente? Gente não é certamente (a mala é grande mas não tanto) e a chuva não bate dentro de malas. Vou ver. Abro os trincos e eis que salta disparada a Glória. Raio de gata que não aprende a deixar de se enfiar onde não deve. Não tivesse eu sentido a tremedeira e tinha vindo também, espalmada no meio das nossas belas roupinhas de dia de Natal. Gato espalmado de espaços apertados  tem medo. Pode ser que desta vez tenha aprendido a lição. Ou não. Partimos e deixámo-la entretida com a árvore de Natal. Costumo ficar doida quando a vejo sacar bolas. Hoje não me incomodou. O espírito deste dia torna-me mais branda. E antes uma árvore desfeita do que uma gata sufocada.


Um bom Natal para todos! Até para ti, Glorinha. 

Sem comentários:

Enviar um comentário