terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Bolas...



Tudo começou com uma caneta da Kitty que tem um carimbo com a cara da Kitty no topo e se abre ao meio para fazer bolinhas de sabão. Um ‘três em um’ de sonho para a minha filha, um perigo iminente para qualquer sofá, tapete ou parede.
Considerações à parte, a Té passou a tarde de domingo entretida a carimbar Kitties e a fazer bolinhas de sabão e nós passámos a tarde de domingo a preguiçar em frente à lareira. Escusado será dizer que a certa altura foi necessário um ‘refill’ de líquido de bolinhas. Escusado será dizer que o detergente da louça se mostrou uma solução, no mínimo, ineficiente. Escusado será dizer que sobrou para mim arranjar mais líquido de bolinhas.

“Amanhã compro-te um líquido bom para bolinhas, ok?”

“Ok! Qué pink!”

“Sim, vou procurar um pink.”

Não me preocupei em averiguar se ‘pink’ era a cor pretendida para o líquido de bolinhas ou para o recipiente do líquido de bolinhas. Limitei-me a empurrar o assunto com a barriga na esperança de que ele se dissolvesse na chuva da manhã seguinte. Não aconteceu. À chegada ao colégio a Té deu-me um abraço apertado e lembrou:

“Mamã, não te 'queças' do pink…”

“Sim, vou tentar encontrar… pink… não me esqueço.”

Deixei a compra das bolinhas para o fim da tarde já que tinha de ir ao CorteInglês comprar umas lãs e umas agulhas circulares específicas nº10 para uma manualidade específica que decidi elaborar. O CorteInglês não é barato, os lugares de estacionamento foram desenhados para carrinhos de carrossel e os elevadores demoram eternidades mas a verdade é que há coisas que só se encontram lá. Despachadas as agulhas e as lãs faltava-me apenas atender ao pedido da Teresinha.

Quiosque do Corte Inglês.

“Desculpe, tem coisas para fazer bolinhas?” <Gostava de poder fazer esta pergunta de um modo menos obtuso mas não conheço nenhum outro nome para coisas-de-fazer-bolinhas>

“Não, minha senhora, talvez no Piso 3…”

Piso 3 do CorteInglês.

“Desculpe, menina, têm coisas para fazer bolinhas?”

“Não minha senhora, talvez no Quiosque…”

“No Quiosque não há. E só o líquido? Não vendem? <Pink, de preferência…>”

A empregada abana a cabeça e esforça um sorriso:

“Não, não temos nada disso…”

Volto para o carro enquanto digo a mim mesma que é um disparate estar a perder tempo com isto. A Té tem milhares de coisas com que se entreter. Pode fazer bolinhas de sabão noutro dia qualquer. Ligo ao André para o avisar de que vou a caminho de casa. Atende-me a Té:

“Mãe! 'Encontaste' o pink das 'bóinhas'?”

O meu 'eu' racional desvanece-se (como uma bola de sabão). 

“Vou encontrar querida, vou encontrar. Diz ao pai que ainda demoro.”

Paro em dois ou três quiosques.

“Desculpe, tem coisas para fazer bolinhas?”

“Não.” “Não.” “Já tivemos…”

Paro na bomba de gasolina.

“Desculpe, tem coisas para fazer bolinhas? Como não?”

Paro no Pingo Doce. Não há.

Já são quase horas de jantar. Começo a ficar enervada. Respiro fundo. Perdido por cem, perdido por mil, não hei-de chegar a casa sem a coisa de fazer bolinhas.

Paro no Continente. Não há.

Isto não me pode estar a acontecer. Ligo ao André e partilho o meu desespero. Ele não entende. Diz-me para esquecer o assunto e ir para casa. Não vou. 

Paro noutra bomba de gasolina.

“Desculpe, tem coisas para fazer bolinhas? Não diga nada, já sei que não.”

Última hipótese. Loja do Chinês: YE’s price tudo o que você precisa para si e sua casa.

É bom que assim seja. Neste momento preciso apenas de uma coisa-de-bolinhas-de-sabão. Pink.

Salva pelo Chinês. Há coisas para fazer bolinhas da Kitty, coisas para fazer bolinhas da Minnie e coisas para fazer bolinhas das Princesas. Há coisas para fazer bolinhas grandes e coisas para fazer bolinhas pequenas. Mais: descubro que também há agulhas de tricô. Circulares. Número dez. A um terço do preço. E há lã. Muita lã. De todas as cores. A que comprei no CorteInglês é de melhor qualidade. Resta-me acreditar que sim.


2 comentários:

  1. Enquanto lia pensava: mas e o chinês? Será que no Porto não há muitas lojas do chinês? No final percebi que não estava habituada à essas lojas, para bolinhas de sabão é o ideal. E não adianta nem tentar fazer em casa, eu já tentei com quantidades diferentes de detergente, já me falaram de colocar um pouco de sal e coisa e tal, mas nunca fica bom!

    ResponderEliminar