quarta-feira, 23 de julho de 2014

sweet summer morning



Ele abriu os olhos, passou a mãozita no cabelo arrebitado e perguntou-lhe: é de manhã? Ela disse-lhe que sim. Vamos tomar o pequeno-almoço? Vamos. Veste-te sem fazer barulho. Eles ficam? Sim, não os acordes. Vamos só os dois? Sim, só os dois. Ele sorriu e saltou da cama. Ela empurrou-o gentilmente pela penumbra do quarto até à casa de banho. Lava a cara. E veste um casaco, o dia está tristonho. O concerto, correu bem? Correu meu querido, mas acabou muito tarde. Eles ficam mesmo todos a dormir? Sim, hoje somos só nós. Eu quero ovos, achas que há ovos? Há sempre ovos, não te preocupes. Também quero bolas de Berlim. Sem creme. E leite. E água. Tenho muita fome e muita sede. Percorreram, de mãos dadas, o longo corredor de alcatifa. Desceram no elevador panorâmico. O mar, tingido de escuro pelo céu cinzento, enrolava lentamente na praia vazia. Está a chover? Quase. Esperemos que o sol apareça para podermos ir à praia. E à piscina, eu quero ir à piscina. Primeiro vamos à praia, piscina só ao final do dia. Dirigiram-se à sala de refeições. Vamos a tempo? Penso que sim, ainda não são dez e meia. Olha, há bolas de berlim. Tira só uma. São pequenas, vou levar duas. Talvez seja melhor levarmos para os manos. E para o pai, temos de levar uma para o pai. São deliciosas! Foram inventadas em Berlim? Imagino que sim… já comi algo parecido em Berlim mas não eram tão boas. Se as nossas são melhores do que as de Berlim porque é que lhes chamamos bolas de Berlim? Porque sim. Queres leite? Sim, e água. Vou buscar. Deixa, eu vou, eu sei onde está. Trouxe também dois croissants, para o Tomás. O Tomás gosta muito de croissants. Trouxe dois porque são pequenos. Vá, senta-te e come com calma, temos tempo. O que é que estes senhores estão a falar? Alemão? Não, alemão não é. É alguma língua do norte da Europa, mas não sei identificar. Mãe, porque é que nós estamos no princípio da Europa? A Europa começou aqui? Não. Estamos na pontinha da Europa mas… Então a Europa começou do outro lado? Não, é mais complexo. Depois explico-te. Explica agora. Não posso, vou buscar o meu café. E a América, como começou? A América, tal como existe hoje em dia, começou com os descobrimentos. Os portugueses, os espanhóis, os ingleses e outros atravessaram o oceano e encontraram a América. Em barcos? Sim. À vela? Sim. Iam todos juntos? Não, iam separados. O primeiro a chegar ficava com o país? Mais ou menos. Queres mais ovos? Não, estou bem. Vamos passear? Sim, boa ideia. Olha as bandeiras à porta do hotel: União Europeia, Portugal, Espanha, Angola… qual é a quinta? Não sei… Argélia talvez… Não mãe, a da Argélia é verde e branca e tem uma lua e uma estrela vermelhas. Vê no telefone qual é a bandeira que é vermelha com uma estrelinha verde. Agora não, tenho pouca bateria. Ok, eu vejo em casa no meu atlas. Vamos lá passear. Agarrou a mão dela e puxou-a por entre as esplanadas da marginal. O sol começava a espreitar, tímido, através das nuvens quando chegaram ao centro. Gostas de Sesimbra? Gosto. Já viste aquela muralha lá em cima? Parece a muralha da China. Não, a muralha da China é gigante, aquela é a muralha do castelo. Quantos quilómetros tem a muralha da China? Não sei. Mil? Mais, muito mais… Um milhão? Menos… depois eu vejo, ou vês tu, no teu atlas. Olha ali um mercado. Queres ir ver? Sim, claro. Entraram. É giro não é? Há muitas coisas para comprar. Tanto peixe tão fresquinho! E tantos legumes! Quero levar uma alface, tem bom aspecto. Uma alface não podemos levar, não vamos cozinhar. Ok, então vamos comprar o quê? Vamos comprar uma flor, que te parece? Parece-me bem. As flores estão ali ao fundo, anda. Que deseja menina? Não sei bem. O meu filho nunca tinha vindo a um mercado e quer comprar alguma coisa… O vendedor de flores agarrou num girassol, embrulhou o pé em papel de prata, e estendeu-lho. Toma. Para ti. Ofereço-to. É verdade que nunca tinhas vindo a um mercado? Sim, nunca tinha vindo a um mercado a sério. Mas já fui a muitos mini-mercados. O vendedor sorriu. Ele sorriu de volta, agradeceu o girassol e correu para a porta do mercado. Olha mãe, está sol! Vamos regressar. Sim, para irmos à praia. E depois à piscina! Gostaste do passeio? Gostei. E tu? Também. Gostas do meu girassol? Muito. É lindo. Vamos só tirar uma selfie com o teu girassol. Ficou bem? Ficou óptima. Anda, vamos contar aos manos que fomos a um mercado onde se vendia peixe, carne, fruta e flores. E vamos contar-lhes que recebemos um girassol. Tivemos muita sorte não tivemos, mãe? Ela agarrou-o com força. Tivemos meu amor, tivemos muita sorte.



Ps - Coisas que não sabia e passei a saber: as bolas de berlim são mesmo originárias da capital germânica e continuam a existir por aquelas bandas. A versão alemã é denominada berliner pfannkuchen (bolo berlinense de frigideira), berliner ballen ou simplesmente berliner; a bandeira vermelha com uma estrela verde ao centro é a bandeira de Marrocos; a muralha da China mede 21.196km.


Sem comentários:

Enviar um comentário