segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Não fui eu!



Nos dias que correm a minha prole só vê o Disney Channel. Longe vão os tempos de glória do Canal Panda em que eu ficava pelos cabelos com o Noddy, com o Ruca e com a Vila Moleza. Até o Nickelodeon, casa do lendário SpongeBob e dos enervantes iCarly e Drake and Josh, foi praticamente votado ao esquecimento.

Agora é, definitivamente, tempo de séries Disney. É tempo de Violetta, Jessie, O meu cão tem um blog e Austin & Ally. Tempo de meninas e meninos todos iguais, em cenários com mais cores do que um pack de 48 molins, a dizerem disparates que seriam difíceis de aguentar mesmo sem a agravante de nos chegarem dobrados em português. Honrosa excepção feita ao Phineas e Ferb, que surge como um verdadeiro bálsamo no meio da grelha de programação, tudo o resto que passa no Disney Channel é absolutamente in-su-por-tá-vel.

Perco a conta às vezes que peço para baixarem o volume, para mudarem de canal ou (quando já esgotei a paciência) para desligarem a televisão.

Sábado de manhã. Estou sentada no sofá. O Ti e a Té estão a tomar o pequeno-almoço na mesinha pequena da sala. A televisão está no 40, como não podia deixar de ser. Um rapazinho e uma rapariguinha que nunca vi antes estão a ponderar o cancelamento de uma festa uma vez que a senhora idosa (a babysitter?) que está sentada no sofá, agarrada a uma taça de pipocas, acabou de falecer.

“Meninos, isto é demasiado mau! Que série é esta?”
Entre duas colheres de Chocapic a Té murmura:
“Não fui eu.”
“Eu não quero saber quem é que pôs no Disney. Quero saber o que é isto que está a dar.”
"Não fui eu."
Viro-me para o Tiago:
“Que série é esta Ti?”
“Não fui eu!”
“Endoideceram? Já percebi que foi o Tommy. Mas o Tommy não está aqui agora e são vocês que estão a ver esta idiotice. Importam-se de me dizer o nome da série?”
Suspiram e dizem em coro:
“Não fui eu! é o nome da série, mãe…”

Agora é tempo de Violetta, Jessie, O meu cão tem um blog, Austin & Ally e Não fui eu. Aposto que ainda vai haver um “Não te irrites, mãe. Já estou a desligar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário