quinta-feira, 30 de abril de 2015

"Quero uma folga!"



Preparamos-nos para sair de casa. Mochilas, lancheiras e casacos perfilados no hall de entrada. Hoje são apenas a duplicar, uma vez que o Tommy está adoentado. O Ti rosna de indignação. Diz que merece uma folga. Contas suas, os irmãos já faltaram mais dias ao colégio no último mês do que ele desde o início do inverno. Digo-lhe que devia estar contente por não adoecer com tanta facilidade. Enfurece-se. Como posso eu atrever-me a dizer tal disparate? Como pode alguém, no seu perfeito juízo, comparar um duro dia de aulas com um dia passado, em pijama, no sofá, a ver televisão? Mudo de estratégia. Pergunto-lhe se não fica orgulhoso por saber que o seu corpo está cada vez mais resistente a todo o tipo de infecções. Responde que não. Lamenta ter sido operado à garganta. Recorda com nostalgia os tempos em que as suas amígdalas o presenteavam regularmente com períodos de descanso no aconchego do lar. 

Os dias passam. O Tommy recupera. A Té reveza-o. O Ti desespera.

Eis que... subitamente, surge uma tosse. Uma tosse rouca, funda, daquelas que inspiram alguma preocupação.

“Mãe, acho que estou a ficar doente!”
“Não sei rapaz… não tens febre. Mas talvez seja prudente seres auscultado.”

A tão desejada folga parece estar, finalmente, a chegar. Os seus olhinhos brilham de alegria. Mal pode esperar pela consulta.

O veredicto não é o esperado. Não precisa de ficar em casa. Uma colher de Broncoliber durante um par de dias deverá ser o suficiente para resolver o assunto. Está mais furioso do que nunca.

“Não vou tomar isso!”
“E pode-se saber porquê?”
“Não tomo xarope para broncos!”


Sem comentários:

Enviar um comentário