quarta-feira, 27 de maio de 2015

Não obrigarás a tua mãe a ler-te uma história nos dias em que o pai descarregou um filme novo.




Hora de dormir. Televisão ou história? O Ti quer televisão. A Té quer história. O Tommy  aceita qualquer que seja a opção dos irmãos desde que possa continuar no seu canto, agarrado ao telemóvel, durante mais uns minutos.

“Meninos… decidam-se.”

Não se decidem. O Ti já pôs a andar o novíssimo “Big Hero 6”. A Té está a empilhar livros na cabeceira da minha cama. Estende-me a Bíblia para crianças. Estou cansada, sem vontade de discutir. Abro o livro.

“Ora vamos cá ver onde é que ficámos da última vez… Moisés sobe o monte Sinai.

A Té sorri:

“Conta mamã.”

Peço ao Ti para baixar o volume da televisão. Começo a ler:

O cimo do monte estava coberto por uma espessa nuvem de fumo…

Quando chego aos dez Mandamentos a Té já tem um olho no livro e o outro no Big Hero 6.

“Teresinha... se não queres ouvir a história, vou à minha vida e ficas aqui a ver o filme com os teus irmãos…”

Olha-me com olhinhos doces (bem... um olhinho doce) e dá uma palmadinha no livro como que a ordenar gentilmente que continue.

“Então vamos lá… Há um só Deus. Não farás deuses de material algum e só a Deus adorarás…O nome de Deus é especial e sagrado. Não o uses mal… O sétimo dia é um dia sagrado. Guarda-o para adorares a Deus e descansares do teu trabalho…”

“Mamã… qual é o sétimo dia?”

“Domingo.”

O Tiago, como não podia deixar de ser, lança a confusão:

“Esse mandamento não devia ser assim. Há muita gente que não pode descansar ao domingo… as pessoas da fábrica do pai, os médicos, as meninas do supermercado…”

“Ti… como deves imaginar, não existiam fábricas, hospitais e supermercados do tempo de Moisés… querias ver o Big Hero 6 ou ouvir uma história?”

Avanço:

Ama e respeita os teus pais… Não mates ninguém… Não roubes a mulher ou o marido de alguém… Não roubes nada a ninguém…

O filme está a ganhar ritmo a cada segundo que passa e eu tenho de levantar a voz para me fazer ouvir acima do ruído ambiente:

NÃO MINTAS A NINGUÉM… NÃO COBICES A MULHER OU MARIDO DE ALGUÉM…NÃO COBICES AS COISAS DOS OUTROS… ALGUÉM ME ESTÁ A OUVIR?!?!”

A Té acena afirmativamente mas já não faz sequer o esforço de olhar para mim. Com os dois olhinhos fixados definitivamente no ecrã grita:


“SIM MAMÃ! OUVIMOS! NÃO TE PREOCUPES QUE NÓS NÃO FAZEMOS NADA DISSO!”   

Sem comentários:

Enviar um comentário